Pentecoste – O Derramar do Espírito
- batistavinhonovo
- 14 de set. de 2014
- 6 min de leitura
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 01: 08
Introdução:
Deus tem um sonho de igreja. Talvez, na ocasião da ascensão de Jesus, os discípulos teriam pensado: Estamos órfãos de uma visão, de um mestre, de alguém que nos inspira que é modelo, de alguém que guia.
Porém, quando vemos Atos, temos a certeza de que não estamos órfãs. O Espírito Santo pegou os doze pelas mãos e os conduziu a edificarem uma obra que cruzou gerações e estamos aqui fazendo parte dessa história.
O livro de Atos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do evangelho.
E, Lucas escreve o que Jesus fez, em Atos ele escreve os feitos da igreja através de Jesus.
No evangelho, ele nos relata o que o Senhor Jesus fez e ensinou, em Atos ele nos mostra o que os apóstolos fizerem e ensinaram por intermédio do Espírito Santo.
E Lucas escreve ao excelentíssimo Teófilo:
Existem duas possibilidades. Segundo os teólogos, Teófilo poderia ser um discípulo de Lucas da igreja primitiva, porém, não há registros na história da igreja de um discípulo com este nome, o segundo é que Teófilo poderia ser um personagem criativo no qual, todos pudessem se identificar.
Significado de Teófilo: Teo (Deus), Filo (Amigos): Amigo de Deus.
Elementos do derramamento do Espírito:
1º Estabelecimento do Reino:
Em Atos 1 e 2, tudo gira em torno de Pentecoste.
Até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Atos 01: 02-03
Atos 1, diz que Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos por quarenta dias e deu aula de pós-doutorado de edificação de Igreja, fazendo uma espécie de revisão geral.
A Temática de Jesus no pós-doutorado era “O reino”.
Jesus andou com os 12 discípulos 3 anos e depois de glorificado 40 dias.
E ainda Jesus com paciência não compete a vocês, pois nosso Reino é outro.
O Nosso reino dos céus, para estabelecer testemunho nas casas, nas famílias,...
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
2º Liberar do poder de Deus:
Quando Jesus acaba de ensinar sobre o reino (plantando igrejas e edificando igrejas), ou seja, ensinando que o nosso reino não é daqui, não é deste mundo, é um reino do mundo vindouro, estabelecido pelos homens e mulheres que estão edificando igrejas pelo testemunho de Cristo.
Nosso reino, não é o governo político e econômico deste mundo.
Quando Jesus acaba de ensinar sobre o reino, os apóstolos perguntam a cerca de uma nação do mundo (Israel).
Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Atos 01: 06
Mas a resposta é contundente, Este poder não é político, é poder do alto, não é poder econômico, é poder do alto para dar testemunhos:
Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 01: 07-08
O Sonho que está no centro do coração de Deus é o reino Estabelecido. Um reino de glória, porém, a glória celestial.
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 01: 08
Mas recebereis poder (dínamus), poder explosivo.
Qual á diferença entre os homens bombas do terroristas e os homens bombas de JESUS:
Os terroristas quando explodem, explodem destroem, matam, destilam crueldade, ódio.
Os de Jesus constroem, edificam, restauram, destroem cabeça de demônio, principado e potestades, quando explodem saí fé, esperança, sobretudo amor, amor divino, amor ágape.
Poder do alto é muito mais do que falar em línguas, o melhor do batismo do Espírito Santo não é falar em línguas.
O batismo do Espírito Santo genuíno é um batismo de ágape. Ágape explodindo por dentro, línguas e poder por fora.
Existem três palavras no grego para definir amor:
Éros: Marido e esposa. Fileos: Amigo. Ágape: Amor com o qual o Pai amou o filho.
3º Colheita:
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 02: 01-04
Pentecoste, uma das festas que Deus estabeleceu ao seu povo em Israel para celebrar a colheita.
Pentecoste, pois, eram cinquenta dias, sete semanas de festa, encerravam-se as festas, no quinquagésimo dia era o Pentecoste. Portanto, Pentecoste significa “Quinquagésimo”.
Pentecoste – Festa das colheitas:
Deus é um Deus de tempo, propósito e estação.
Jesus foi entregue para ser crucificado na páscoa.
Páscoa não tem nada a ver com coelho, e sim com cordeiro. Qual cordeiro? O cordeiro cujo o sangue foi colocado nos umbrais das portas para livrar o povo do Juízo de Deus no Egito (que tipifica o mundo) e de faraó (que tipifica satanás). Então, olhando Jesus na cruz, todos lembram do que João Batista disse: “Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo”.
E quando o Espírito Santo vem? Pentecoste no tempo de colheita. Porque? Porque o Espírito Santo vem para a colheita dos últimos dias.
E não é uma colheita restrita a uma sociedade. Vai começar e Judéia, vai se espalhar para Samaria (Lugar dos rejeitados, aonde ninguém quer ir).
Que colheita é a verdadeira colheita? De algodão, de soja, de trigo? Não, o Senhor diz, vai Pedro, a verdadeira colheita é gente, vidas almas, jovens e velhos.
E não ficaria só em Jerusalém, mas também em Samaria, samaria é terra dos esquecidos, mas a colheita chega lá. E Até os confins da terra.
4º Transformação de vidas: Sonhos - Sentidos - Propósitos
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
Atos 02: 17-18
Jovens que terão visões e velhos que sonharão filhos, filhas e servos que profetizam.
Você já viu alguém jovem ter visão? O jovem não consegue visualizar um palmo além do nariz.
O pai insiste para o filho estudar, pra se capacitar para o futuro, porém, ele não consegue enxergar um palmo além do nariz. O máximo que ele vê é a balada da próxima semana.
Não existe jovem que consegue ter visões claras a seu próprio respeito a não se que ele seja cheio do Espírito Santo.
Jovens cheios do Espírito Santo conseguem ver o seu futuro com clareza, conseguem ver o reino de Deus estabelecido, conseguem ver suas faculdades e escolas sendo tomadas pela ação do Espírito Santo, conseguem ver a nação sendo ganha para o Senhor Jesus, ele já não vê apenas a balada da próxima semana, ela passa a ver a célula multiplicando, discipulados crescendo, ele passa a dizer: Vamos escrever uma história, vamos ganhar a nossa geração, o evangelho será pregado e nação será estabelecida.
Você já viu velhos sonharem? Velhos sonham com no máximo a carteirinha de ônibus para não terem que pagar condução.
Não velhos que sonham, a menos, que sejam tomados pela glória de Deus.
Quando velhos são tomados pela glória de Deus, a idade já não faz mais diferença, eles não olham para a sua condição física. Eles passam a dizer: O melhor de Deus ainda está por vir, aquilo que vivemos a anos atrás não foi nada, o Deus todo poderoso irá nos surpreender com a sua glória.
Os velhos passam a ter esperança, sonhar é ter esperança.
Seus filhos, filhas e servos profetizarão.
É tempo de profetizarmos que este poder que já foi derramado se manifestará em nossa igreja, casa, família, trabalho, operando o poder que transforma para a colheita que o Senhor deseja.
Todos podem profetizar, Jovens e Adultos, homens e mulheres, cultos e incultos..letrados e iletrados.
5º Foram todos cheios do Espírito
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Atos 02: 03-04
Veio um vento forte: Nas casas, o vento do espírito vai soprar em sua casa, em sua célula.
Línguas de fogo: Não é o falar da critica, não é o falar da fofoca, mas é o falar da vida, que toca que jorra águas.
Falavam em outras línguas: Eles falavam em outras línguas mas se entendiam entre si.
O melhor de tudo isso é que a promessa se cumpriu, o Espírito Santo já veio e mais, nós somos a habitação do Espírito.
A nossa oração não deve ser para que Ele venha, a nossa oração é pela manifestação do Espirito Santo.
É tempo de orarmos por transformação, por colheita, por um liberar da glória de Deus.
Quero te desafiar a maior colheita que essa terra já viu. Nós somos a comunidade do Ágape que amam uns aos outros e são cheios do Espírito Santo o tempo é hoje.
Comments