A VITÓRIA DA CRUZ
- batistavinhonovo
- 4 de mar. de 2015
- 9 min de leitura
Relembrarmos da morte do Senhor, e o que Ele alcançou naquela cruz do calvário, o que aconteceu na cruz do calvário que tem nos tocados e nos atraídos.
Você precisa saber o que aconteceu naquele dia. O mundo todo projeta aquela imagem de um homem pregado na cruz, por onde você vá as pessoas conhecem se você perguntar. Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que naquela cruz quando o Senhor Jesus disse a frase mais importante da humanidade “ esta consumado”.
“30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” Jo 19:30
Esta palavra é muito mais ampla do que apenas esta terminado. No original ela é uma palavra Grega TETELESTAI.
"Tetélestai" – Um termo comum.
Tetélestai era uma expressão grega muito utilizada no dia a dia das famílias e com seus vários significados, mas todos eles com muito sentido em sua vida.
Avaliada em seus vários contextos, podemos compreender mais efetivamente o que significa uma das últimas palavras de Jesus na cruz.
Servos
Os servos e escravos usavam esta palavra sempre que terminavam um trabalho e levavam o fato ao conhecimento de seus senhores. O servo dizia: "Tetélestai", terminei a tarefa que me deste para fazer". Isto significa que o serviço fora feito como o senhor determinara e na hora que estabelecera.
Sacerdotes
Os sacerdotes gregos também usavam esta palavra. Sempre que os adoradores levavam ao templo sacrifícios dedicados ao deus ou deusa que adoravam, os sacerdotes tinham de examinar o animal para certificar-se de que era perfeito. Se o sacrifício fosse aceitável, o sacerdote dizia: "Tetélestai , não tem defeito".
Os sacerdotes judeus seguiam um procedimento similar no templo e usavam o equivalente hebreu ou aramaico deste termo. Era importante que o sacrifício fosse perfeito. Após um exame minucioso, não sendo achado qualquer defeito ou mácula, o sacerdote declarava: Tetelestai. Jesus é o cordeiro de Deus: “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, sem mancha, sem mácula, sem defeito, pois, como ovelha muda, foi conduzido até os Seus tosquiadores, ofereceu-se em sacrifício uma vez por todas e, “por meio de Suas pisaduras nós fomos sarados”.
Artistas
Quando um artista ou escritor completava seu trabalho, contemplavam a obra, e diziam: "Tetélestai, está pronto. Isso significava que a morte de Jesus na cruz "completa o quadro" que Deus estava pintando, na história que vinha escrevendo havia séculos.
Mercadores
"Tetélestai" era uma palavra empregada por mercadores. Para eles, o termo significava "a dívida está completamente paga". Se você comprasse algo "a prazo", quando fizesse o último pagamento, o negociante lhe daria um recibo com a palavra "tetelestai", ou seja, "quitado". O débito fora totalmente pago.
Juízes
Um juiz poderia ter dito Tetelestai! quando ele conferiu uma frase ou quando a emissão de uma decisão de que a sentença tivesse sido concluída. O juiz diria: "Justiça foi feita." Há apenas um Legislador e Juiz - único que é capaz de salvar e destruir. Era um termo muito usado na justiça romana daquele tempo. Quando um criminoso era condenado à cadeia, na porta de sua sela era afixada a relação dos crimes pelos quais se achava preso ali, dava a razão porque se encontrava encarcerado.
Sempre que o preso olhasse para aquela relação, ele raciocinava: "Essa relação de crimes está entre mim e a liberdade". Quando o criminoso cumpria o tempo determinado pela justiça, o juiz tomava aquela relação de crimes, e sobre ela escrevia as palavras "tetélestai", o que quer dizer: "Está tudo pago".
Foi liberado muitas coisas para os filhos de Deus e dentre elas eu enumerei as que eu acho que é mais importantes:
1- JUSTIÇA
Todo homem que nasce, nasce devendo. Pra quem pastor, devendo pro Diabo. Pois lá no Eden o homem entregou a chave pro Diabo e todos seres humanos nascem devendo.
“Justificação” é um termo legal que foi tomado emprestado aos tribunais. É o oposto exato de “condenação”. “Condenar” é declarar uma pessoa culpada; “justificar” é declará‑la sem culpa, inocente ou justa.
“24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos 3.24-26
Ser justificado significa que Deus tomou os meus pecados e colocou sobre Cristo e pegou a justiça de Cristo e a colocou em mim.
“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” II Cor. 5:21
O perdão é negativo, é o cancelamento de um débito, enquanto a justificação é positiva, é receber um novo status de justo diante de Deus. É o caso de um assassino.
Um assassino perdoado continua sendo um assassino, ainda que um assassino perdoado. Mas se de uma forma miraculosa ele pudesse nascer de novo ele poderia ser declarado justo em sua nova vida. Isto é justificação.
Quando Cristo morreu eu morri com ele e quando ele ressucitou eu renasci para uma nova vida. Isso tudo se torna uma realidade no momento em que confesso a Jesus.
Quando temos revelação desta verdade consigo viver uma vida de liberdade e paz entre eu e Deus e entre Eu e o próximo. Jamais você vai julgar seu irmão pois agora ele é justiça de Deus.
A justificação é pela fé apenas. Hoje somos declarados justos quando cremos na redenção de Cristo, na sua obra consumada na cruz.
Quais os resultados que isso podem ter em sua vida:
SUAS ORAÇÕES VÃO SER PODEROSAS
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:16
UMA VIDA DE VITORIA TE AGUARDA
Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Rm. 5:17
O PODER DE DEUS SE MANIFESTA EM SUA VIDA
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:16-17
2-GRAÇA
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Tito 2:11
Mas o que é graça:
Graça significa que não há nada que eu possa fazer para Deus me amar mais e também,que não há nada que eu possa fazer para Deus me amar menos.
É a graça que me livra do jugo de ter que agradar a Deus para ser aceito por ele,também é a graça que me livra do medo de me aproximar de Deus por causa dos meus muitos pecados.
Naquela cruz foi liberado graça e você pode desfrutar dessa liberdade maravilhosa de servir a Deus.
A liberdade em Cristo não é uma experiência reservada a alguns poucos crentes privilegiados, mas é a herança de todo filho de Deus. Você foi chamado para a liberdade da graça em Cristo.
Todavia, quando falamos que fomos libertos da lei para viver debaixo da graça de Deus, inevitavelmente algumas pessoas ficam preocupadas que essa afirmação possa levar alguns irmãos a abusarem da liberdade. Sei que a preocupação é justa, mas não vamos proteger os irmãos confinando-os novamente debaixo da prisão do legalismo. Mas também não é licenciosidade pra pecar.
Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo (Jd 1.4).
Ao contrário a graça é o suprimento do céu pra você servir a Deus de modo digno sem medo da condenação e te capacitando pra vencer o pecado.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça (Rm 6.14).
É a graça que deixa você inesquecível para alguém, você já fez algo para o próximo que surpreendeu. Você já abençoou alguém graciosamente.
Naquela cruz foi liberada graça a você e a mim então desfrute.
3- AMOR
O amor de Deus é maravilhoso, e Paulo faz uma oração que ecoa até hoje em nossos dias: Para os irmãos compreender o amor de Deus.
14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,
15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,
18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3.14-19
A Igreja precisa compreender o amor de Deus, pois se não entendermos o amor de Deus, teremos dificuldades de compreender Deus. Pois Deus é amor.
Quais as implicações desse texto:
Largo: História de Oséias e Gomer não tem limites, contar a história. Por 4 vezes ele amou a mulher.Quantas vezes abusamos de Deus e Deus sempre nos ama.
Longo: História do homem que pecou – Se alguém vier te acusar de algo você diz: Fale com o meu advogado. O amor de Deus é tão extenso que abrange todas as fases de sua vida. Naquela cruz aconteceu uma grande amnésia.
Alto: Porque lá da altura Deus desceu e nos amou, o que significa essa altura que lá do alto o filho de Deus se fez homem e habitou entre nós.
Ele abandou a sua glória e veio habitar entre nós. Então ele sabe o que é ser homem, Ele sabe o que é tentação.
Profundo: É tão profundo que naquela cruz quando Jesus morreu, Ele não foi direto pro céu. Ele estava com o pecado de toda humanidade, então Ele vai até as profundezas do inferno e chega lá. Imagine a cena Satanas comemorando junto com seus demônios. Alguém aperta a companhia do inferno e quem esta por de traz da porta Jesus de Nazaré e Ele diz: A festa acabou eu vim deixar os pecados da humanidade e também vim buscar a chave da morte.
O amor de Deus é tão profundo, por isso o apostolo Paulo ora para que nós compreendêssemos.
E é esse amor que deve nortear a nossa vida, evangelho de Cristo é o evangelho do amor.
Jesus faz uma síntese dos dez mandamentos resumindo em dois mandamentos:
Mas em João 13, Jesus dá um novo mandamento:
34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13:34
Amor é um mandamento amados, naquela cruz Jesus deixou uma grande lição de amor, mas esta lição é pra ser praticada entre nós. Isso é cristianismo.
Naquela cruz foi liberado amor porque Jesus é a expressão de Deus.
4- PERDÃO
Todos nós temos uma doença fatal que não tem cura senão pelo sangue de Jesus. Antes de Jesus vir, não havia perdão na terra. Pois Jesus é o perdão que virou gente. Estamos aqui celebrando e vamos celebrar ceia do Senhor,tomaremos o cálice por que Jesus foi cravado na cruz.
Temos Justiça, temos graça, temos amor porque naquela cruz Jesus se fez maldito e nos perdoou.
Jesus foi traído por Judas, pelo seu maior amigo Pedro,na cruz Jesus poderia ficar amargurado,mas ali na cruz ele disse – “Pai perdoe eles não sabem o que fazem.”
Naquela cruz a poucos minutos de sua morte dois ladrões um se rende a Ele e o outro zomba do filhos de Deus e Ele diz: “Pai perdoe eles não sabem o que fazem.” Aquele ladrão é você e eu.
Naquela cruz foi liberado uma amnésia celestial chamada perdão.
Você deve tomar posse dessa verdade em sua vida.
Experimentar o perdão de Deus é maravilhoso, mas isso também deve fazer parte de nossas vidas para com o próximo.
Perdão deve ser um estilo de vida, meu irmão você não pode viver sem perdoar.
Desculpas para não perdoar
ELE NÃO ME PEDIU PERDÃO
Naquele dia na cruz quantas pessoas pediram perdão pra Jesus.
Se Jesus perdoou, perdoa também. Ex; pessoa que chegam e pedem perdão e não falam o motivo, você nem sabe. Por de traz desta auto piedade tem um orgulho e arrogância.
PASTOR EU NÃO CONSIGO PERDOAR Perdoar é uma decisão, e quando você consegue liberar perdão, você se solta destas pessoas, e são liberadas da amargura.
Quando perdoamos, ficamos livres das pessoas do passado, mas se não perdoa fica pressa para outros relacionamentos.
Desilusões fazem parte de relacionamentos fortes, pois depois delas os relacionamentos são fortalecidos.
ELE NÃO MERECE SER PERDOADO
O problema que tem gente que quer justiça, mas acredite tudo que você pede pra alguém Deus manda primeiro pra você.
Se você fala Deus perdoa, Deus manda perdão pra sua casa. Se você pede justiça Deus manda justiça pra sua casa.
Nos não merecíamos ser perdoados, mas na cruz a graça e a justiça se encontraram, e por isto estamos aqui.
Decida perdoar, e viva uma vida livre pelo sangue e as misericórdias do Senhor.
Receba todos os benefícios da cruz e tenha um vida livre em Deus.
Comentarios