IGREJA A COMUNIDADE DO AMOR
- batistavinhonovo
- 24 de set. de 2014
- 4 min de leitura
Pr. Alexandro Claudino

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47
Precisamos entender o que está acontecendo aqui com esse povo, esses irmãos derrubaram o maior império da época que foi o Romano.
Não somos uma Igreja em células por modismos, mas sim porque cremos nesses valores da Igreja de Atos. Mas tudo isso não era um modelo, mas era um estilo de vida.
Vamos ver esta comunidade do amor:
1- PERSEVERAVAM - VS 42
Doutrina: Eles tinham um ensino uma visão clara, as pessoas chegavam e já sabiam como aqueles cristãos viviam. O ensino deles era o ensino da Cruz,o ensino do Reino, por que foi isso que eles viram e viveram com Jesus. Eles viviam sob uma palavra da ressurreição. Não podemos pregar um cristianismo raso, sem profundidade você só quer participar de uma Igreja legal, ou a Igreja que satisfaz seu ego. Não estamos aqui pra edificar mais uma religião estamos aqui pra sermos encabeçados por Cristo e fazer história nos nossos dias.
Na comunhão: O Centro da comunhão era o amor Ágape, comunhão não é só comer pizza ou churrasco. Mas a verdadeira comunhão é baseada no amor, na aliança, no compromisso mutuo e na verdade. Essa comunhão são vínculos, somos ligados uns nos outros e essas ligaduras é o amor Ágape, você não pode viver isolado, você é membro. Há irmãos que vivem isolados, dizem "eu dou conta de viver sozinho só dou conta pra Deus? Isso não passa de carnalidade".
No Partir do pão: O partir do pão para um Judeu, era comer refeições juntos e sempre mencionar a Deus e a morte de Jesus. Por isso que lá em 1Co 11 a palavra diz: ....”Em memória de mim”.
Orações: Eles oravam muito, tinham uma vida piedosa diante de Deus e as pessoas chegavam todos oravam.
2- TEMOR – Vs 43
Havia temor meus irmãos, eles tinham uma vida séria de santidade. Mas as pessoas viam os sinais que eram feitos e elas se enchiam de temor.
Havia muito temor, porque havia muita presença de Deus que operava milagres.
3 – TINHAM TUDO EM COMUM – Vs 44
Um estilo de vida comunhão de amor de cuidado mutuo. As pessoas chegavam no meio deles e viviam os valores da comunidade Agape.
Se a pessoa aceitasse a Jesus ele já sabia que era daquele jeito que um seguidor de Jesus viveria, por que ele via todos vivendo aquilo. Aquele que nunca tinha sido amado, era amado, aquele que nunca tinha sido afirmado ele era afirmado, aquele que nunca fez algo de valor pra nada, lá ele poderia fazer algo eterno.
Por que hoje a maioria das pessoas que se convertem vivem um evangelho torto sem valores reais e superficial e egoísta?
Ele vem pra Igreja e ninguém vive, ele chega na célula e ninguém vive, ninguém liga pro carente, não liga, não ta junto, uma vida na pratica, e aquele que chega se submete em amor ao mais velho e somos vinculados de amor ai a uma imagem e ai a poder.
É muito mais que reunir um dia por semana no dia da célula, você compartilha sua vida com alguém? Você se submete a alguém?
Isso é família, é uma vida compartilhada.
4 – SUPRIAM AS NECESSIDADES UNS DOS OUTROS - Vs 45
O cuidado era mutuo, eles sabiam das necessidades uns dos outros.
No nosso meio ninguém pode passar necessidade.
Eles viviam uma vida altruísta, o dinheiro e as propriedades não era o centro da vida deles. Se você tem algo de valor e esse algo de valor te define, é porque ele te possui. Não tem problemas conquistar coisas o problemas são essas coisas nos possuir. Enfatizo aqui o coração daquele povo, a humanidade a justiça social que acontecia no meio deles.
Mais porque eles eram assim? Por que eles viveram com Jesus dizendo dos apóstolos. Porque nenhum deles duvida da humanidade de Jesus? Jesus foi tão humano que ninguém em seu tempo teve dificuldade em reconhecê-lo como tal.
Jesus alimentou o faminto, acolheu o órfão, amou o desprezado, afirmou o desasfirmado. Quando Jesus chegou perto dos discípulos que eram meros pescadores viviam uma vida sem propósito.
Sua vida tem marcado a vida de outros? Isso é cristianismo é isso que é a beleza da Igreja de Atos.
6 - DIARIAMENTE – TEMPLO – CASA – ALEGRIA. VS 46
Diariamente: fala de uma vida em comum.
Templo: fala de congregarmos é quando a comunidade se encontra em torno de Cristo. O fato de Jesus esta em mim é algo pessoal, mas o fato de nós estarmos nele é como corpo. Esta habitação é corporativa.
Casa: Fala das células, discipulados, festas, comidas.
Alegria: Fala de reino do amor ágape, sem peso e sem cobrança, mas de cuidado.
7 – A EXPLOSÃO – VS 47
Mas sabe que era mais maravilhoso saber acontecia isso tudo e ninguém reclamava que estava cansado.
Eles louvavam a Deus e o povo chegava e todos estavam simpáticos.
O Senhor enviava as vidas, pois Ele sabe que tinha um povo que cuidava das vidas, que ama, que perdoa, que anda junto, que ensina, que se relaciona, que clama, que funciona, que edifica.
Comments